Seja bem-vindo
Brasília,10/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Chargeback: software que automatiza o tratamento de estornos pode ser diferencial competitivo para empresas do setor de pagamentos

A Kstack, empresa brasileira de tecnologia, reforça seu pioneirismo no tratamento de chargebacks com o lançamento da solução KSK Exceptions Chargeback, um software SaaS desenvolvido para adquirentes, subadquirentes, credenciadoras e intermediadoras de pag


Através de um Chargeback, o adquirente ou subadquirente pode seguir dois caminhos. - Foto: Divulgação

O que é o chargeback?

Chargeback é o termo utilizado para descrever a reversão de uma compra feita com cartão, quando o consumidor solicita o estorno diretamente ao banco ou ao estabelecimento. Esse processo, comum no mercado de meios de pagamento, representa um desafio operacional e financeiro para as empresas envolvidas na cadeia de transações.

“Chargeback é um jargão do setor para explicar o cancelamento de uma compra por iniciativa do consumidor”, explica Sérgio Antonio Coelho, sócio e Diretor Técnico de TI da Kstack.

Segundo ele, o processo envolve múltiplos agentes: o banco emissor do cartão, a bandeira, o adquirente (empresa da maquininha), o consumidor e o lojista. Quando o consumidor abre a contestação, a informação percorre esse caminho até chegar ao responsável pela transação no ponto de venda.

Cancelamento de uma compra

De acordo com Sérgio, ao receber a solicitação de cancelamento, através de um Chargeback, o adquirente ou subadquirente pode seguir dois caminhos:

 1. Aceitar a solicitação , repassando a informação ao lojista de que o valor da transação não será creditado — ou, caso já tenha sido, que precisará ser devolvido.

2. Contestar o chargeback, provando que o produto foi entregue e que a cobrança é legítima. Nesse caso, há uma continuidade no processo, exigindo agilidade e documentação.

“Tratar manualmente esses casos pode ser caótico. Um profissional consegue resolver, no máximo, de 10 a 15 casos por dia, pois precisa analisar cada solicitação, falar com o lojista, aguardar respostas, em alguns casos validar a documentação conforme as regras e repassar as informações”, pontua Sérgio.

Com o sistema KSK Exceptions Chargeback, é possível automatizar esse processo e tratar até 50 casos por dia, reduzindo o tempo de resposta e as perdas financeiras, inclusive para o cliente. “Quanto mais rápido o processo é tratado, menos dinheiro se perde”, reforça.

Vantagem competitiva

O desenvolvimento do sistema foi impulsionado pela dor comum percebida no mercado, conta Sérgio: “O foco inicial da Kstack era criar uma solução robusta e pronta para o mercado, que pudesse apoiar empresas que estivessem enfrentando o mesmo problema.”

Além de agilidade, a plataforma também atua na prevenção a fraudes e na garantia de receita para os adquirentes e subadquirentes, fortalecendo a segurança das operações e a satisfação tanto do consumidor como do lojista.

Sobre a Kstack

A Kstack é uma consultoria especializada em hunting e professional services para o mercado de tecnologia. Atua como fornecedora de soluções digitais em áreas como meios de pagamento, agronegócios, saúde e negócios digitais. Com seis anos de atuação nacional e internacional, já alocou mais de 300 profissionais em empresas como VELOE, ACI, MOBLY, ZURICH, UHG, Magalu Lab e Dock.

Kstack: conectando talentos e soluções para impulsionar a transformação digital.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.