Seja bem-vindo
Brasília,13/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Ranking da atuação socioambiental das maiores seguradoras do Brasil será lançado nesta quinta-feira

Evento será transmitido ao vivo em 15 de maio e revela como 13 seguradoras lidam com riscos climáticos e sociais

As seguradoras desempenham papel estratégico na economia e na agenda climática, seja ao definir coberturas de risco, seja ao alocar recursos. - Foto: Pixabay

A Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS) promove, no dia 15 de maio, próxima quinta-feira, das 9h30 às 11h, uma live para apresentar os resultados da nova edição do RASA – Ranking da Atuação Socioambiental de Instituições Financeiras, com foco nas 13 maiores seguradoras que operam no Brasil – 2 anos após a primeira avaliação. 

A análise revela como essas empresas incorporam (ou não) critérios ambientais, sociais e de governança (ASG) em suas operações, avaliando desde os produtos oferecidos até a atuação como investidoras. A metodologia do RASA se baseia em dados públicos e considera aspectos como transparência, gestão de riscos climáticos e socioambientais, produtos financeiros de impacto positivo e governança da sustentabilidade.

A live será transmitida pelo canal do YouTube da SIS e acessível via link Zoom para pessoas inscritas. As inscrições podem ser feitas até 14 de maio pelo e-mail eventos@sis.org.br.

As seguradoras desempenham papel estratégico na economia e na agenda climática, seja ao definir coberturas de risco, seja ao alocar recursos significativos como investidoras. Por exemplo: ao não oferecer cobertura a atividades que geram danos ambientais, climáticos e sociais; ao criar produtos específicos para iniciativas de baixo impacto ambiental, como seguros para painéis solares, viveiros de mudas florestais e infraestrutura verde e, por último, ao escolher investir em ativos e em empresas com bom desempenho ambiental, social e de governança (ASG) — em detrimento de companhias envolvidas em danos dessa natureza. 

Essas práticas mostram que o setor de seguros vai muito além da compensação por perdas: ele pode influenciar diretamente o desenvolvimento sustentável e a gestão de riscos no longo prazo. Portanto, o ranking RASA mostra como essas decisões impactam cadeias produtivas e podem acelerar (ou travar) a transição para uma economia mais sustentável. 

A apresentação será conduzida por Luciane Moessa, Diretora Executiva e Técnica da SIS, e contará com comentários dos especialistas convidados: Karina Feliciano (IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor), Luís Meneses (Global Canopy Brasil) e Merel van der Mark (Forest & Finance Brasil).

Sobre o RASA – Reconhecido como o mais abrangente diagnóstico socioambiental sobre o setor financeiro brasileiro, o RASA analisa as políticas de sustentabilidade, bases de dados para identificação de riscos, exposição a setores críticos, a existência de produtos financeiros com impacto positivo, envolvimento em controvérsias socioambientais. No caso das seguradoras, também são avaliados os investimentos realizados com os recursos dos prêmios pagos pelos clientes.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.