Gerd Duwe Filho
Como será o futuro do trabalho? 7 possíveis cenários para o desenvolvimento das áreas do setor Tech em 2025
Algumas constatações para o cenário tech já estão em voga neste ano de 2025, bem como a oferta de soluções inteligentes.

O ano de 2025 será marcado do começo ao fim por tecnologias disruptivas, a exemplo da Inteligência Artificial. Uma pesquisa feita pelo IEEE, Institute of Eletrical and Eletronic Engineers, afirmou que a IA e a computação em nuvem, por exemplo, serão as áreas do setor tech mais crucialmente utilizadas e trabalhadas em 2025. A IA tem 64% de CTOs e CIOs enfatizando a sua importância, bem como 42% das mesmas atuações dando enfoque aos serviços bancários e financeiros e 30% para a computação em nuvem.
Constatações para o cenário tech em 2025
Algumas constatações para o cenário tech já estão em voga neste ano de 2025, bem como a oferta de soluções inteligentes, com o objetivo de automatizar tarefas complexas. Entre essas soluções, algumas ferramentas de tecnologia ganharão destaque.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial terá efetividade total de seu uso neste ano de 2025. Hoje, a IA já é uma realidade no mercado, e o uso de agentes personalizados continuará sendo um grande diferencial. Como a tecnologia mais importante do momento, a IA apresenta crescimento acentuado em práticas, como desenvolvimento de conteúdo e códigos e de novas aplicações, que combatem a desinformação e praticam o uso cada vez mais responsivo da tecnologia. Da mesma forma, 2025 ficará conhecido como o ano em que a IA que atua com autonomia ganhará ainda mais espaço, trazendo consigo soluções inteligentes para as empresas.
Ciência de Dados
O profissional Cientista de Dados será o responsável por oferecer qualidade à base de dados e configurar as funções de IA, tornando o agente de atendimento um novo diferencial ao auxiliar a jornada do cliente na tomada de decisões, o que poderá ser visto em grande escala durante este ano de 2025.
Segurança da Informação
Cada vez mais atuante e sendo aprimorada, a área tech de Segurança da Informação, graças ao uso da Inteligência Artificial e a penetração acelerada que a ferramenta tem tido na área de defesa, permitirá à cibersegurança conquistar ainda mais relevância. Empresas que atuarem com soluções completas em Segurança da Informação alcançarão resultados com mais facilidade em 2025.
Tecnologias em Nuvem
O uso da Nuvem em 2025 continuará em uma crescente. Como um case de interesse, nos últimos três anos, algumas migrações para a Nuvem feitas por empresas, foram realizadas a partir de uma análise, cujo objetivo era entender em que ponto elas poderiam agregar valor às mesmas. Algumas empresas saíram do servidor, para ir para a Nuvem, e ao colocarem essa ação em prática, consequências aconteceram, como, por exemplo, a ausência da coleta dos benefícios da Nuvem, inclusive terem que pagar por chamadas de acessos, fazendo com que essas empresas chegassem ao ponto de onerar custos; tal atitude impôs a essas empresas a revisão de seus conceitos de arquitetura de microsserviços, Graças à granularidade em que permitiram esses microsserviços, e a quantidade de chamadas de utilização que receberam. Com isso, foram obrigadas a onerar sua interface com a Nuvem, e enfrentar clientes que achavam que essa análise deveria ter sido realizada anteriormente. Por fim, tal situação fez com que essas empresas revissem a utilização da Nuvem em seus processos.
Há, na Nuvem, um conceito conhecido como ‘Modernização das aplicações’, um conceito que é trabalhado quando existem aplicações que estejam sofrendo com a migração de ambientes para a Nuvem e não estejam utilizando adequada e devidamente o melhor da potencialidade dessa arquitetura. De certa forma, hoje, várias empresas têm repensado ações mais assertivas para migrar para a Nuvem, bem como a forma que poderiam fazê-la e o que ganhariam com essa migração, devido à flexibilidade e a autonomia que a ferramenta é capaz de oferecer aos sistemas.
Blockchain
O uso de blockchain como uma nova arquitetura do Banco Central, com estágio avançado no real digital e a estrutura de Drex garantindo segurança e mais simplicidade nas transações financeiras, impactará fortemente o mercado neste ano. No ecossistema de meios de pagamento, por exemplo, é preciso lidar com legados, com variados tipos de conexões de arquiteturas e ambientes de diferentes plataformas; isso tornou o ecossistema, tanto o emissor, como os adquirentes e as bandeiras, além de complexo, também mais caro. 2025 seria o início desse novo movimento através de testes iniciais com transações piloto, porém o Banco Central decidiu colocar uma pausa estratégica antes de seu lançamento, previsto para junho de 2025, para garantir mais segurança com checkpoint e estabelecer um novo cronograma.
PIX
A tecnologia do PIX já é uma realidade que tem acompanhado um nível acentuado de evolução no mercado, como o pix por aproximação já disponível, o pix automático, previsto para meados de junho deste ano, e até mesmo no parcelado, como o pix garantido e suas flexibilidades de uso tanto no crédito como no débito. O fato é que o PIX é um meio de pagamento que já está no gosto popular e continuará acumulando investimentos em 2025.
SAAS
Assim como o modelo de pagamento recorrente, o SAAS tem sido uma grande e vantajosa sacada como modelo de negócio. Quanto ao pagamento do uso do serviço, empresas ganham em produtividade, quando adotam soluções para problemas complexos, através de conceitos colaborativos e integradores, e fazendo um compilado de inteligências de maneira multidisciplinar; assim é o As a Service, um conceito de soluções que veio para baratear, flexibilizar e buscar ainda mais soluções para as empresas em 2025.
Transformações significativas para o cenário tech em 2025
A especificidade da graduação e da mão-de-obra, ambos os assuntos que, com o crescente desenvolvimento da tecnologia nos últimos cinco anos, muito tem preocupado colaboradores mundo afora, será parte intrínseca não somente do futuro do trabalho para os próximos anos, como também em 2025. É um ativo que continuará balançando a formação profissional das pessoas e potencializando os agentes, com cada vez mais personalização.
Portanto, o grande impacto continuará sendo o profissional, com foco em atividades repetitivas. Trabalhadores que decidirem não se atualizar quanto às atividades que desempenham, terão os resultados de seu futuro no trabalho agravados e provavelmente sofrerão com redução de quadros, diminuição da carga horária e dos valores acordados anteriormente em contrato ou em acordo. Nesse ínterim, a melhor solução para o profissional que deseja se encaixar é a adequação a partir da reciclagem de suas funções, utilizando, até mesmo, as ferramentas de tecnologia e Inteligência Artificial como base de apoio.
*Gerd Duwe Filho é Administrador de Empresas, com ênfase em Análise de Sistemas e MBA em Gestão de Vendas. Atua como Executivo de Desenvolvimento de Negócios na startup Kstack.
COMENTÁRIOS