Seja bem-vindo
Brasília,03/10/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Demência por Corpos de Lewy: entenda a doença que afeta Milton Nascimento

Doença neurodegenerativa progressiva é marcada por alucinações, lapsos de memória e sintomas motores similares ao Parkinson


A Demência por Corpos de Lewy é uma doença neurodegenerativa progressiva. - Foto: Pixaby

A recente notícia sobre o diagnóstico do cantor e compositor Milton Nascimento com Demência por Corpos de Lewy (DCL) trouxe luz a uma das formas de demência menos conhecidas, mas que afeta milhões de pessoas no mundo. De acordo com a Lewy Body Dementia Association, a DCL é a segunda forma mais comum de demência degenerativa após a Doença de Alzheimer, e estima-se que ela esteja presente em 10% dos casos.

A revelação foi feita pelo filho do artista, Augusto Nascimento, que detalhou o quadro de saúde do cantor, de 82 anos. O diagnóstico vem somar-se ao quadro de Parkinson que Milton Nascimento já possuía. Segundo pesquisa divulgada na revista SciELO, estimativas indicam que DCL e a Demência da Doença de Parkinson (DDP) juntas respondem por até 31% dos casos de demência neurodegenerativa em pessoas com mais de 65 anos em todo o mundo.  

O neurologista da Afya Educação Médica, Dr Philipe Marques da Cunha, informa que a Demência por Corpos de Lewy é uma doença neurodegenerativa progressiva causada pelo acúmulo da proteína alfa-sinucleína (corpos de Lewy) no córtex cerebral. “Essa é a principal diferença em relação à Doença de Alzheimer, caracterizada pelo acúmulo de placas beta-amiloides e emaranhados neurofibrilares, e à Doença de Parkinson, que também apresenta corpos de Lewy, mas localizados na substância negra do cérebro”.

O médico também esclarece que entre os sintomas da condição, destacam-se as flutuações cognitivas, alterações de atenção, alucinações visuais precoces e detalhadas, lapsos de memória e distúrbios do sono. “Do ponto de vista motor, a doença pode apresentar rigidez muscular, bradicinesia (lentidão dos movimentos) e instabilidade postural, sintomas semelhantes ao parkinsonismo.Outro aspecto relevante é a sensibilidade acentuada a neurolépticos, medicamentos frequentemente utilizados no manejo de sintomas comportamentais, o que exige atenção especial no tratamento desses pacientes”, complementa o neurologista da Afya. 

Diagnóstico e tratamento

Atualmente, o Alzheimer, DCL e outras demências afetam cerca de 55 milhões de pessoas no mundo, número que pode ultrapassar 150 milhões até 2050, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, 1,2 milhão de pessoas convivem com algum tipo de demência Estima-se que 8,5% da população idosa brasileira já seja afetada pela doença, e as projeções apontam para mais de 5,7 milhões de casos até 2050.

Dr Philipe destaca que o diagnóstico da Demência com Corpos de Lewy é principalmente clínico, baseado na identificação de sintomas como flutuações cognitivas, alucinações visuais e parkinsonismo, mas pode ser desafiador nas fases iniciais devido à variabilidade e sutileza das manifestações. “Para aumentar a precisão diagnóstica, especialmente nos estágios iniciais, utilizam-se exames complementares como a ressonância magnética (RM), a cintilografia cerebral com traçador dopaminérgico (DaTscan), a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a polissonografia, que pode confirmar a presença de distúrbios do sono.”

Já o prognóstico, segundo o neurologista da Afya, varia de 5 a 12 anos após o diagnóstico, geralmente com progressão mais rápida que a Doença de Alzheimer, levando à perda funcional progressiva, dependência crescente e comprometimento cognitivo, motor e autonômico.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.