PSB-DF reelege Rodrigo Dias, como presidente do partido e define Ricardo Capelli, como pré-candidato ao GDF em 2026
Definições aconteceram durante o Congresso Distrital do partido, no último sábado (12/04)
Rodrigo Dias eleito para mais três anos para dirigir o PSD/DF. - Foto Divulgação/PSD-DF.
O PSB-DF elegeu, no último sábado (12), durante o 16º Congresso Distrital, a nova diretoria do partido com Rodrigo Dias à frente, com mandato de três anos, e definiu o nome de Ricardo Capelli, como pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF), em 2026.
No encontro, o PSB-DF, por meio de eleição dos membros do partido, também definiu a nova composição das secretarias de Mulheres, de Juventude, da Negritude , de Inclusão, LGBTQIAPN+, Sindicalista e de Movimento Popular.
Algumas lideranças da esquerda também prestigiaram a 16ª edição do Congresso do PSB-DF como o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); a senadora Leila Barros (PDT-DF); a deputada distrital , Dayse Amarilio (PSB-DF); o representante da executiva do PC do B, João Gregorio; o presidente do PT-DF, Jacy Afonso; o porta-voz nacional do Rede Sustentabilidade DF, Pedro Ivo e o presidente do Partido Verde DF, Eduardo Brandão
O presidente reeleito do PSB-DF, Rodrigo Dias, traz ao partido e ao DF, uma luta desafiadora e transformadora.
“A gente ainda acredita que a política tem poder e a força de transformar uma sociedade. Política tem que vir acompanhada de indignação com o que está errado e a indignação tem que fazer parte da política. Não é normal a gente viver nessa sociedade com tantas desigualdades. Não é normal a gente viver na capital dos país, com o maior IDH do Brasil com tanta desigualdade social, fome, falta de estrutura na saúde e educação públicas desse país. As pessoas têm que lutar pelos seus direitos básicos de existir”, afirmou.
Rodrigo Dias também lembrou do candidato à presidência Eduardo Campos, falecido em um acidente em 2014.
“Pouco antes de morrer, na entrevista que deu para o Jornal Nacional, ele deixou uma frase que ela é simples, mas ela icônica: nós não vamos desistir do Brasil. E foram muitos motivos que esse país nos deu pra tentar desistir dele. Foram momentos muito desafiadores, com a entrada de um governo de retrocessos, de um governo do negacionismo, de um governo da extrema-direita que tentou desmantelar o Estado. Mas aí vem a maior liderança popular desse país, que é o presidente Luiz Inácio da Silva, que nos ensinou, vem o Capelli. E é justamente aquilo que a gente vai replicar no Distrito Federal”, reforçou.
GDF 2026
Também no Congresso Distrital, o PSB-DF definiu Ricardo Capelli como pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF), em 2026. Atualmente, Capelli preside a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A pré-candidatura de Ricardo Capelli já tinha sido anunciada em 2024, pelo então presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, em suas redes sociais. O atual presidente da ABDI já tem conhecido de perto a realidade da população do Distrito Federal. Nas andanças nas regiões, Capelli tem reafirmado o compromisso desta gestão em estar mais próximo e presente em cada satélite escutando as demandas da população.
Definido o Ricardo Capelli, como pré-candidato ao GDF em 2026 . - Foto: Divulgação/Agência Pública
"Eu vou conhecer de verdade a realidade de quem mora na satelite. E eu decidi, em dezembro, que a partir desse ano, todo mês, eu ia tirar uma semana do mês para ir morar nas cidades satélites, morar na casa das pessoas. Quando eu comecei na cidade satélite, o pessoal falava: não, agora é R.A. Não é mais cidade satélite. Só que eu converso com o povo e todo mundo fala: cidade satélite. Ninguém fala R.A. Então, eu vou falar cidade satélite, que é como o povo se identifica. Na cidade satélites do Distrito Federal, nós vamos seguir marchando, conversando com o povo, construindo um campo popular e democrático. Então, quero dizer para vocês, eu estou trabalhando, estou nessa aqui : trabalho, trabalho, trabalho”, reforçou.
Andanças pelo DF
Em janeiro, Ricardo Cappelli se mudou para o Sol Nascente com o objetivo de ouvir as demandas da população de Ceilândia. O pré-candidato pôde sentir de perto a angústia de quem depende do transporte público e compreender outros desafios diários enfrentados pelos cidadãos.
Ao iniciar essa nova fase, o PSB-DF reafirma seu compromisso com a construção de um governo mais inclusivo e atento às demandas das comunidades do DF.
COMENTÁRIOS