Ranking da atuação socioambiental das maiores seguradoras do Brasil será lançado nesta quinta-feira
Evento será transmitido ao vivo em 15 de maio e revela como 13 seguradoras lidam com riscos climáticos e sociais
As seguradoras desempenham papel estratégico na economia e na agenda climática, seja ao definir coberturas de risco, seja ao alocar recursos. - Foto: Pixabay
A Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS) promove, no dia 15 de maio, próxima quinta-feira, das 9h30 às 11h, uma live para apresentar os resultados da nova edição do RASA – Ranking da Atuação Socioambiental de Instituições Financeiras, com foco nas 13 maiores seguradoras que operam no Brasil – 2 anos após a primeira avaliação.
A análise revela como essas empresas incorporam (ou não) critérios ambientais, sociais e de governança (ASG) em suas operações, avaliando desde os produtos oferecidos até a atuação como investidoras. A metodologia do RASA se baseia em dados públicos e considera aspectos como transparência, gestão de riscos climáticos e socioambientais, produtos financeiros de impacto positivo e governança da sustentabilidade.
A live será transmitida pelo canal do YouTube da SIS e acessível via link Zoom para pessoas inscritas. As inscrições podem ser feitas até 14 de maio pelo e-mail eventos@sis.org.br.
As seguradoras desempenham papel estratégico na economia e na agenda climática, seja ao definir coberturas de risco, seja ao alocar recursos significativos como investidoras. Por exemplo: ao não oferecer cobertura a atividades que geram danos ambientais, climáticos e sociais; ao criar produtos específicos para iniciativas de baixo impacto ambiental, como seguros para painéis solares, viveiros de mudas florestais e infraestrutura verde e, por último, ao escolher investir em ativos e em empresas com bom desempenho ambiental, social e de governança (ASG) — em detrimento de companhias envolvidas em danos dessa natureza.
Essas práticas mostram que o setor de seguros vai muito além da compensação por perdas: ele pode influenciar diretamente o desenvolvimento sustentável e a gestão de riscos no longo prazo. Portanto, o ranking RASA mostra como essas decisões impactam cadeias produtivas e podem acelerar (ou travar) a transição para uma economia mais sustentável.
A apresentação será conduzida por Luciane Moessa, Diretora Executiva e Técnica da SIS, e contará com comentários dos especialistas convidados: Karina Feliciano (IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor), Luís Meneses (Global Canopy Brasil) e Merel van der Mark (Forest & Finance Brasil).
Sobre o RASA – Reconhecido como o mais abrangente diagnóstico socioambiental sobre o setor financeiro brasileiro, o RASA analisa as políticas de sustentabilidade, bases de dados para identificação de riscos, exposição a setores críticos, a existência de produtos financeiros com impacto positivo, envolvimento em controvérsias socioambientais. No caso das seguradoras, também são avaliados os investimentos realizados com os recursos dos prêmios pagos pelos clientes.
COMENTÁRIOS