Seja bem-vindo
Brasília,06/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Brasília ganha mural sobre a urgência de enfrentamento da crise climática

Ação faz parte de uma mobilização em todos os estados da Amazônia Legal e no Distrito Federal e visa marcar o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março

Entre os dias 13 e 14 de março, o Coletivo Tumultos executará um mural sobre a crise climática que ameaça a Amazônia e o restante do país em uma das laterais do CEF Doutora Zilda Arns, no Distrito Federal. A ação faz parte de uma mobilização que engloba também os estados da Amazônia Legal, organizada pelo projeto Megafone Ativismo. O objetivo é marcar o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março. Apesar dos eventos climáticos extremos que têm impactado o Brasil, a data, instituída pela Lei nº 12.533/2011 e que tem como objetivo promover debates e mobilizações sobre medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros para o enfrentamento da crise climática, ainda é pouco conhecida pela população.


O objetivo é marcar o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março. - Foto: Divulgação

Para ampliar a conscientização sobre a urgência do tema e a necessidade de enfrentamento de suas causas e adaptação às consequências que já estamos sentindo, a iniciativa prevê a realização de murais artísticos em fachadas externas, especialmente de escolas e instituições de ensino. A proposta é utilizar a arte como ferramenta de educação e mobilização social, destacando a importância dos povos indígenas para a solução dessa crise. Para isso, todos os murais têm em comum a frase “Consciência climática para sustentar o céu”, em referência à “Queda do Céu”, livro de Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami e uma das mais destacadas vozes indígenas na defesa dos povos originários e da floresta. Os murais foram concebidos e estão sendo executados por 10 coletivos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e do Distrito Federal, reforçando o papel da juventude e da arte na luta climática.

A região onde hoje se encontra o CEF Doutora Zilda Arns e diversas outras regiões administrativas de Brasília já fizeram parte do Quilombo Mesquita, que teve sua área desapropriada para a construção da capital federal. Por isso, o coletivo Tumultos quer também lembrar e honrar esse passado quilombola, bem como fazer uma associação com o ciclo de cultivo consciente e agricultura familiar. A conexão com a Amazônia será feita pela água: o Cerrado é o maior manancial de água doce subterrânea do país e seus lençóis freáticos são contribuintes das bacias dos rios Tapajós e Xingu, formadores da bacia Amazônica. 

Os artistas do Tumultos entendem que trabalhar o tema da consciência climática está conectado com a luta por território e formas de organização popular – que são temas de pesquisa do coletivo, contra um modelo de exploração do planeta que atropela comunidades e pequenos produtores em favor do capital. 

SERVIÇO:

Evento: Mobilização Nacional pelo Dia da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Data: mural será pintado nos dias 13 e 14 de março; o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é em 16 de março

Local: CEF Dra. Zilda Arns. Qd 378 - Del Lago, Paranoá - DF, 71590-000


Sobre o Megafone Ativismo - O Megafone Ativismo é um programa de apoio a jovens ativistas ambientais brasileiros, que tem como foco as mudanças climáticas e o uso da arte como ferramenta de transformação social. O projeto é realizado por uma coalizão das organizações Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental, Engajamundo, Sumaúma Jornalismo e Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia. A iniciativa faz parte da Aliança Vozes Pela Ação Climática Justa, que engloba projetos atuantes em toda a Amazônia e em diversos países do sul global impactados pela mudança do clima.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.