Musculação pode ajudar a melhorar a postura e diminuir as dores nas costas
A musculação pode ajudar a melhorar a postura e, desta forma, reduzir as dores nas costas. Mas, para isso, precisa ser feita com orientação adequada porque treinar de forma errada ou ignorar a individualidade pode ter um efeito oposto.
Os treinos bem estruturados também ajudam a corrigir desequilíbrios musculares. - Foto: Divulgação
O profissional de Educação Física Luiz Fernando Lukas explica que esse benefício é possível porque a musculação fortalece os músculos do core (abdômen, lombar, glúteos), que são essenciais para sustentar a coluna e manter uma boa postura. Esses músculos do centro do corpo dão sustentação à coluna e como ajudam a manter a postura ereta, reduzem a sobrecarga nas vértebras.
Os treinos bem estruturados também ajudam a corrigir desequilíbrios musculares que podem causar ou agravar dores na coluna. Segundo Luiz Fernando Lukas, que também atua como personal trainer, os desequilíbrios musculares – como costas fracas e peito encurtado, causam postura curvada. A musculação corrige essas diferenças, realinhando ombros, quadris e coluna.
Quando a pessoa treina com técnica passa a ter mais percepção da postura correta, tanto nos exercícios quanto no dia a dia, como por exemplo, no trabalho, no carro e até ao dormir. “Durante os exercícios, a pessoa aprende a posicionar o corpo corretamente, ativar os músculos certos e perceber quando está desalinhada”, aponta Lukas.
Luiz Fernando Lukas diz ainda que quando os músculos estão fortalecidos oferecem mais suporte à coluna, o que pode diminuir a sobrecarga e aliviar dores crônicas nas costas. “Isso acontece porque ao distribuir melhor as cargas que o corpo sofre, a musculação diminui a tensão nas articulações e nos músculos, aliviando dores – especialmente lombares, cervicais e de ombros”.
Um corpo mais forte, mais equilibrado e com boa postura está sempre menos propenso a lesões, principalmente em atividades comuns como caminhar, levantar peso ou até tossir com força. Mas nunca é demais lembrar que é importante ter o acompanhamento de um Profissional de Educação Física.
LUIZ FERNANDO LUKAS: PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas - https://www.instagram.com/luizfernandolukas/
COMENTÁRIOS